domingo, 21 de novembro de 2010

Conceitos de população e População brasileira



População pode ser definida como o conjunto de pessoas que residem em determinado território, que pode ser um bairro, uma cidade, um estado, um país ou mesmo o planeta como um todo. E pode ser classificada de acordo com sua religião, nacionalidade, local de moradia, atividade econômica etc.
E para conhecermos melhor uma população é necessário conhecermos alguns conceitos, como:
-População Absoluta: é a população total de um determinado local.
-Densidade Demográfica ou População Relativa: é a média de habitantes por quilômetros quadrados (é feita através da divisão da população absoluta pela área).
-Superpovoamento: é um descompasso entre as condições sócio-ecônomicas da população e á área ocupada.
-Recenseamento ou censo: é a coleta periódica de dados estatísticos dos habitantes em determinado local.
-Taxa de natalidade: é a relação entre o número de nascimentos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado costuma ser expresso por mil.
-Taxa de mortalidade: é a relação entre o número de óbitos ocorridos em um ano e a população absoluta, o resultado costuma ser expresso por mil.
-Crescimento vegetativo ou natural: é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
-Taxa de fecundidade: é a média de filhos por mulher na idade de reprodução.
-Taxa de mortalidade infantil: corresponde ao número de crianças de 0 à 1 ano que morrem para cada grupo de mil nascidas vivas.
-Expectativa de vida: corresponde a quantidade de anos que vive em média a população.

Agora falando do Brasil
A população brasileira esta distribuída irregularmente no território, pois há regiões densamente povoadas sendo algumas quase desertas. A população brasileira está mais concentra na região sudeste por essa ter se ingressado primeiramente no processo de industrialização, e hoje se encontrar desenvolvida economicamente e industrialmente, ela é seguida pela região nordeste, sul, norte e centro-oeste.
 Com o processo de urbanização que gerou transformações de ordem sócio-econômicas e culturais na população brasileira as taxas de natalidade no Brasil caíram bastante nos últimos anos e,sendo assim a mortalidade também caiu, especialmente a partir do processo de industrialização, que trouxe melhorias na assistência médica e sanitária à população, além da urbanização acentuada com isso a expectativa de vida nas últimas décadas tem se ampliado, em 1999 as mulheres viviam em média 72,3 anos, enquanto os homens 64,6 anos, esse aumento na expectativa também se deve a melhorias na qualidade médico sanitária da população em virtude do processo de urbanização mais ainda assim precisamos de grandes melhorias e avanços.

Dados retirado do sit.: pessoal.educacional e Brasil escola
Para um melhor compreendimento do que foi falado veja este video: http://www.youtube.com/watch?v=pa4KPkUFrp8




10 comentários: